Entendendo Provérbios

Porque ainda erramos? Porque ainda insistimos a não dar ouvidos ao que está tão nítido?
Na minha oração da tarde de ontem resolvi abrir a Bíblia e implorei a Deus que, através dela, falasse comigo. Fechei os olhos, abri a Bíblia e deixei os dedos correrem a esmo.
E Deus falou, no seu amor por mim me mostrou Provérbios 31, li do inicio ao fim, reli, analisei. Na minha volta da igreja tornei a ler e hoje finalmente entendi.
Deus te dá o caminho, seguir por ele ou não é uma decisão sua, para isso existe o livre arbítrio. O capitulo 31 do livro de Provérbio versa sobre as palavras da mãe do rei Lamuel, ela é clara quando diz:

"Que tens, amado filho meu? Filho de minhas entranhas, resposta às minhas. Não entregues a tua força às mulheres, nem o teu vigor aos que corrompem os que governam. Escutai, Lemuel! Não é prudente que os reis bebam muito vinho, tampouco aqueles que têm a responsabilidade de governar se entreguem também às outras formas de embriaguez; Porquanto quando não estão sóbrios se esquecem do bom siso e das leis, e não são solidários aos direitos dos fracos e dos pobres. Dá licor ao moribundo, e vinho aos amargurados; Bebam e esqueçam-se da miséria, e não se lembrem de suas aflições. Abre a tua boca em favor dos que não podem se defender; sê o protetor dos direitos de todos os desamparados! Ergue a tua voz e julga com justiça, defende o pobre e o indigente.”

Claro como o sopro da primeira brisa da manhã. Claro como os raios do sol rasgando as nuvens. Mas nós escutamos? Você seria capaz de dizer quem te ama mais que a própria vida? Para quem é mãe a resposta vem muito fácil, o amor pelos filhos é um amor que só é suplantado pelo amor que dedicamos a Deus, é um amor que está alem do entendimento humano.

A mãe de Lemuel foi além, mostrou ao filho o erro e apontou a solução:

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor em muito ultrapassa os das mais finas jóias! O seu marido tem plena confiança nela, e a miséria jamais chegará à sua casa. Essa esposa exemplar faz ao seu marido sempre o bem e nunca o mal. Escolhe a lã e o linho e com alegria trabalha com as próprias mãos. Como os navios mercantes, ela traz de longe as provisões para seu lar. Antes do romper da aurora, ela se levanta a fim de preparar a comida para todos os de casa e dar ordens às suas colaboradoras. Ela sabe avaliar a conveniência de um campo agricultável e o compra com o seu salário; planta nessas terras sua própria vinha. Dedica-se com prazer a seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos. Administra com sabedoria, e seus negócios produzem lucros; mesmo tarde da noite sua lâmpada não se apaga. Com talento e delicadeza prepara os fios de lã e de linho para tecer as roupas da família. Coopera com os pobres e necessitados. Quando chega o inverno rigoroso, ela não se preocupa, pois todos em sua casa têm agasalhos para vestir. Tece cobertas para sua cama e tem condições para se vestir de linho e púrpura.Nas assembleias à porta da cidade, onde seu marido toma assento entre as autoridades de sua terra, ele é respeitado. Ela produz roupas de linho e as vende, fornece também cintos de couro aos comerciantes. Sua melhor roupa consiste de força e dignidade; é otimista em relação ao futuro! Abre a boca com sabedoria, e sua língua sabe ensinar com bondade e paciência. Acompanha seus servos e cuida dos negócios de sua casa sem dar lugar à preguiça. Seus filhos fazem questão de elogiá-la e seu marido proclama suas virtudes. “Muitas mulheres são notáveis, tu, porém, a todas sobrepujas!” A beleza é uma ilusão, e a formosura é passageira; contudo, a mulher que teme a Yahweh, o SENHOR, essa será honrada! Seja essa mulher virtuosa recompensada por seus merecimentos, e suas boas obras, proclamadas à porta da cidade!"

Você pode estar se perguntando porque estou escrevendo isso já que, na Bíblia, a palavra parece ser dirigida aos homens. No meu entendimento a palavra é dirigida para homens e mulheres, para jovens e adultos, todos nós temos mães e todos nós recebemos conselho e, quem ainda não é mãe será um dia e também dará conselhos para ajudar os filhos na condução de suas vidas.

Ser uma mulher virtuosa como a Bíblia sugere e nossos pais desejam não é tão difícil, basta que sejamos corretas e tenhamos caráter. Basta que tenhamos pudor com nosso corpo e nossa alma, basta que sigamos o mandamento de Deus, "ama teu próximo como a ti mesmo", quem ama tem caráter e vai sempre desejar  andar no caminho do bem.

Embora eu tenha errado no meu inicio vou tentar mudar e ser o que meus pais sonharam e a palavra de Deus prega, desejo ser a mulher virtuosa e vou ensinar Miguel Bejamim e Anna Ariel no caminho que Deus nos ensina diariamente.

Portanto sejamos todos nós, homens e mulheres, sábios. Sábios na condução dos caminhos dos nossos filhos, sábios no escutar os conselhos de nossos pais e sábios a seguir pelo caminho que o nosso manual diário de vida ensina, a BÍBLIA.

A paz.

Comentários

Postagens mais visitadas